segunda-feira, 6 de abril de 2015

[Episódio 1] Esta é a história de Yuki Nagato...

Esse texto tem spoilers. Como vocês já sabem o anime estreou e foi um divisor de águas, alguns não gostaram, outros amaram, teve gente perdida por não conhecer a história, no meu caso vou apenas escrever aqui meus comentários para que no fim dos 16 episódios possa tirar uma conclusão sensata da obra. Finalmente uma adaptação do universo Haruhi? Sim, mas não vamos aceitar qualquer coisa, certo.


Depois de algumas cenas, a história nos apresenta personagens conhecidos: Asakura e Kyon, que vieram buscar Nagato para as atividades do clube. Aqui já podemos notar a personalidades diferentes deles. Nagato Yuki é a garota tímida, que fica envergonhada na presença de Kyon, já este é um amigo carinhoso e muito lento pra notar qualquer flerte, e Asakura Ryoko é aquela melhor amiga que está mais para irmã mais velha, cuidando de Nagato e ajudando a mesma na conquista de Kyon. Se vocês trocarem os nomes por novos, perceberá que não é uma história bem elaborada.

No clube, percebemos que Nagato não é mais aquela leitora voraz como em "Suzumiya Haruhi". Kyon comenta que mesmo estando no clube de Literatura a uma semana não sente que esteja fazendo alguma atividade importante, que o clube serve apenas para passar o tempo. Mas para Nagato aquele lugar lhe trás segurança e conforto, que se sente muito agradecida por poder passar as horas lá. Diferente de Haruhi, que fez o clube meio que seguindo a linha do "se quer melhor, faça você mesmo" e que só depois criou laços com aquele ambiente, essa parte mostra que Yuki tem carinho pelo clube desde o começo. E só no final, as duas protagonistas tem um sentimento de afeto em comum. Não conseguem viver sem aquele cotidiano. E sem o Kyon também, não é?

No caminho para o apartamento, Nagato comenta com Kyon que gostaria de fazer uma festa comemorando o Natal. Alias, metade do episódio gira em torno dessa festa e do peru. Ao atravessarem a rua, Nagato cruza com Haruhi emburrada e Koizumi, mas mesmo não os conhecendo tem uma sensação estranha. Quem assiste sabe que elas se conhecem de outros universos alternativos. Acredito que o diretor quis dar um lembrete "olha, ela também tá na história e tá entediada!!".

Assim, finalizaram essa introdução com um simples: "Esta é a história de uma menina um tanto introvertida. A história de Yuki Nagato". Pra deixar bem claro pra quem ainda não entendeu.

Ainda falando dos preparativos, Nagato sugere que eles façam um peru para a festa de Natal e acidentalmente toca os dedos na mão de Kyon, ficando totalmente corada, e Kyon muito tapado pensa que são por causa de suas mãos frias. Asakura aparece e pede para Kyon ajuda-la com as sacolas com compras. E aproveita a deixa para ensinar a Yuki como se deve paquerar! Um momento de mestra e aprendiz! 

Quem sabe eu não te mato pra ver como a Yuki-chan vai reagir...

Finalmente em casa, Asakura mostra suas habilidades com as facas enquanto cantarola, isso mesmo... Hare Hare Yukai. Outro momento nostalgia do episódio. Nas cenas seguintes fica evidente que este não é o Kyon que conhecemos, está muito inocente pra quem tinha pasta de imagens sexy da Mikuru e dava close em marca de nascença. Ou talvez seja apenas eu vendo a sombra do outro.

Talvez seja só minha impressão mesmo...

Após o acidente, Kyon senta para conversar com Nagato, que está deprimida. E ela é bem direta ao perguntar se ele tinha visto algo a mais. Kyon nega dizendo que só viu a barriga. Nagato acredita, mas logo pergunta o que ele achou do que viu? Obviamente, ele não poderia dizer que achou "boa" porque soaria um tanto pervertido e não poderia dizer "ruim" porque iria ferir os sentimentos dela. Então, a única solução foi dizer que não sentia atração por abdomens e ela pergunta o que isso significava? Yuki, ele é chegado mais num rabo de cavalo. Nessa parte eu só conseguia pensar em como estava com saudades da voz do Sugita como Kyon.

Para fugir da situação, Kyon pergunta porque ela queria realizar a festa de Natal na sala do clube e ela diz que não é pelo fato de precisar ter uma festa e sim para comemorar o clube de literatura em si, porque se Kyon e Asakura não tivessem entrado, o clube estaria fechado. Asakura sabendo a razão decide apoiar Nagato nos preparativos da festa e pergunta o que ela gostaria pra festa? E só existe uma resposta, peru.

Então, quando vão ao centro comercial comprar o tal peru, encontram com velhas conhecidas: Tsuruya e Mikuru. A primeira confronta Kyon dizendo que ele está manchando o fã-clube de Mikuru (e mostra até uma carteirinha falsificada). Dada a discussão que, pelo que parece, todas brigando pelo Kyon. Nagato se mostra mais confiante quando o assunto é entregar seu amado membro da equipe, mas quando o assunto volta a ser o peru, ela fica relutante (O que é mais importante, amor ou comida?). Então começa uma disputa que devia ser entre Yuki e Mikuru, mas acaba sendo entre Ryoko e Tsuruya. E o Kyon no meio de tudo. O legal é que não me lembro de ver as duas contracenando juntas em "Suzumiya Haruhi" e aqui elas são rivais para ajudar as amigas.

Perderam a chance de colocar uma foto "facepalm" dele.
Reconheceram?
No outro dia, na sala do clube, Kyon e Nagato planejam o farão na festa de Natal. A maioria das coisas que Yuki pensou estava mais para casamento. Asakura retorna, dizendo que autorizaram fazer a festa na sala do clube com a justificativa de ser uma aluna exemplar (e nota AA+ segundo Tanigushi). O episódio termina com a Nagato recordando o dia em que conheceu Kyon na biblioteca e ele cria um cartão para ela (ele também cria um cartão de biblio na série original). E dizendo que irá confessar seus sentimentos para Kyon na festa de Natal.

Analise técnica: Não vou ficar comparando com Kyoto Animation, por favor superem isso. Alias, as cenas que se passaram nos ambientes mais conhecidos, como a sala do clube e o apartamento, foram muito bem feitas. O único grande erro, que notei e outras pessoas também, é que as pessoas figurantes em volta dos protagonista não se mexiam, era tudo cru (exemplo gritante é a cena do mercado). Como também as cenas que os personagens estão distantes, sem close, muitas vezes ficaram com o rosto mal feito. Fora isso, os personagens estão muito bem feitos e superaram minhas espectativas. Apesar de ainda não ter me acostumado com o novo designer do Kyon, que deixaram mais jovem e bonito para esse romance. E o estilo deformado foi usado na medida.

Não tem muito o que reclamar da OST e muito menos do elenco, até porque são os mesmos. Destaque para Minori Chihara, que deu uma tonalidade diferente para a Yuki, até mesmo do filme. Aqui ela está calorosa e amorosa, muito diferente daquela voz indiferente. "Arigatou, Daisuki", o encerramento, é uma canção romântica que narra em sonho os momentos felizes que Yuki passa com os amigos.

Apesar da história não ter originalidade, como eu disse no começo, é interessante de assistir por poder ver seus personagens preferidos em situações que você provavelmente nunca veria na série original, ao menos que Haruhi desejasse. É um enredo simples, mas divertido. Eu fiquei feliz por ouvir novamente as vozes de sempre. Claro que vai ter fãs que não vão gostar dessa adaptação. Não podemos agradar a todos, não é mesmo? Bem, obrigada por chegar até aqui. Não achei que o texto ficaria tão grande. E até o próximo episódio. Apesar de estrear toda sexta-feira, veremos traduzido apenas no sábado, ok?

Um comentário:

  1. uma coisa que vi relacionada ao spin-off cômico "Suzumiya Haruhi-chan no Yuuutsu" é o fato da Yuki Nagato gostar de video games. No "Suzumiya Haruhi-chan no Yuuutsu" ela joga no notebook um ero-game e no " Nagato Yuki-chan no Shoushitsu" parece estar jogando um game de luta estilo arcade no playstation vita.

    ResponderExcluir

Seja Bem-vindo(a) a Brigada SOS!
Deixe suas sugestões, críticas e divirta-se!